O Misa (Media Institute of Southern Africa) é uma organização sem fins lucrativos presente em 11 países do sul da África e com sede na Namíbia, que tem como principal objetivo promover uma imprensa livre, independente e plural. Um dos materiais produzidos pela organização é um guia que ensina o passo-a-passo para uma campanha (como defender uma causa). Veja a seguir a versão traduzida. Outras informações pelo site www.misa.org ou pelo e-mail advokit@misa.org
Primeiro passo:
Qual é o problema?
*Identifique o problema
*Por que atacar este problema em vez de outros?
*Quais as prioridades deste problema?
Uma análise resumida do problema:
*Quais são seus pareceres sobre o problema?
*Por que você está preocupado com este assunto?
*Qual é a sua ordem do dia?
*Quais são os outros pontos de vista existentes sobre esse problema?
*Você consultou homens e mulheres?
*Quais interesses são satisfeitos por cada ponto de vista?
*Quais interesses você acha que está satisfazendo?
Segundo passo:
Como você pode descobrir mais sobre esse problema?
*Colete informações sobre o assunto dentro de seu contexto local e nacional
*Pesquise sobre exemplos regionais e internacionais semelhantes
*Esteja familiarizado com as políticas, normas e diretrizes em vigor
*Encontre precedente realizado em outros contextos
Terceiro passo:
Qual a visão de sua campanha? Quais são as metas ao longo do caminho?
*À luz de sua pesquisa, você ainda mantém suas posições iniciais sobre o problema?
*Estabeleça itens não-negociáveis
*Identifique claramente suas metas. Foque nos pequenos passos
Quarto passo:
Identifique os jogadores!
*Quem você quer atingir?
*Quem tem o poder?
*Quais são seus aliados?
*Quais são seus oponentes?
Quinto passo:
Qual estratégia você vai usar para atingir suas metas?
Formule um plano de ação (incluindo algumas ou todas as seguintes táticas):
*Considere quais recursos humanos e financeiros você tem à disposição
*Forme um comitê de campanha com diversidade de gênero e subcomitês relevantes
*Construa alianças com outros grupos de interesse que são potenciais parceiros nessa campanha:
-Crie aliados e estude como interagir com eles
-Crie e-groups (grupos eletrônicos de discussão)
-Mobilize pessoas que você identificou como jogadores
*Capte recursos
*Compartilhe informações. Crie um informativo ou um boletim
*Nomeie um porta-voz e identifique pessoas carismáticas que vão, publicamente, se associar à campanha
*Consiga cobertura da imprensa:
-Envie releases
-Redija cartas aos editores dos veículos de comunicação
-Publique artigos na imprensa
-Veicule anúncios
-Conceda entrevistas às emissoras de rádio e televisão
-Desenvolva cartazes
-Crie músicas de protesto
*Consiga atenção do público:
-Camisetas
-Adesivos
-Botons
-Murais
-Organize encontros e fóruns públicos
-Realize protestos públicos – considere usar práticas pouco comuns
*Identifique pessoas-chave e desenvolva estratégias para influenciar o governo e outros setores
*Se aproxime de seus oponentes promovendo, por exemplo, debates públicos
*Lide com ataques e contra-argumentos dos oponentes
*Considere os potenciais riscos e conseqüências
Sexto passo:
Como você monitorará e avaliará o sucesso de sua campanha?
*Relate o andamento da campanha
*Arquive todos os resultados da campanha (fotos, recortes de jornais etc.)
*Considere mudanças de rumo quando for necessário
*Avalie seus resultados e fracassos de acordo com as metas estipuladas
*Como você vai fortalecer sua campanha e levá-la adiante?
Enviado por Roberto Lamego (roberto.lamego@uol.com.br) e Luiz Augusto Siqueira (luiz@ashoka.org.br)
Outras informações pelo site www.misa.org ou pelo e-mail advokit@misa.org
Primeiro passo:
Qual é o problema?
*Identifique o problema
*Por que atacar este problema em vez de outros?
*Quais as prioridades deste problema?
Uma análise resumida do problema:
*Quais são seus pareceres sobre o problema?
*Por que você está preocupado com este assunto?
*Qual é a sua ordem do dia?
*Quais são os outros pontos de vista existentes sobre esse problema?
*Você consultou homens e mulheres?
*Quais interesses são satisfeitos por cada ponto de vista?
*Quais interesses você acha que está satisfazendo?
Segundo passo:
Como você pode descobrir mais sobre esse problema?
*Colete informações sobre o assunto dentro de seu contexto local e nacional
*Pesquise sobre exemplos regionais e internacionais semelhantes
*Esteja familiarizado com as políticas, normas e diretrizes em vigor
*Encontre precedente realizado em outros contextos
Terceiro passo:
Qual a visão de sua campanha? Quais são as metas ao longo do caminho?
*À luz de sua pesquisa, você ainda mantém suas posições iniciais sobre o problema?
*Estabeleça itens não-negociáveis
*Identifique claramente suas metas. Foque nos pequenos passos
Quarto passo:
Identifique os jogadores!
*Quem você quer atingir?
*Quem tem o poder?
*Quais são seus aliados?
*Quais são seus oponentes?
Quinto passo:
Qual estratégia você vai usar para atingir suas metas?
Formule um plano de ação (incluindo algumas ou todas as seguintes táticas):
*Considere quais recursos humanos e financeiros você tem à disposição
*Forme um comitê de campanha com diversidade de gênero e subcomitês relevantes
*Construa alianças com outros grupos de interesse que são potenciais parceiros nessa campanha:
-Crie aliados e estude como interagir com eles
-Crie e-groups (grupos eletrônicos de discussão)
-Mobilize pessoas que você identificou como jogadores
*Capte recursos
*Compartilhe informações. Crie um informativo ou um boletim
*Nomeie um porta-voz e identifique pessoas carismáticas que vão, publicamente, se associar à campanha
*Consiga cobertura da imprensa:
-Envie releases
-Redija cartas aos editores dos veículos de comunicação
-Publique artigos na imprensa
-Veicule anúncios
-Conceda entrevistas às emissoras de rádio e televisão
-Desenvolva cartazes
-Crie músicas de protesto
*Consiga atenção do público:
-Camisetas
-Adesivos
-Botons
-Murais
-Organize encontros e fóruns públicos
-Realize protestos públicos – considere usar práticas pouco comuns
*Identifique pessoas-chave e desenvolva estratégias para influenciar o governo e outros setores
*Se aproxime de seus oponentes promovendo, por exemplo, debates públicos
*Lide com ataques e contra-argumentos dos oponentes
*Considere os potenciais riscos e conseqüências
Sexto passo:
Como você monitorará e avaliará o sucesso de sua campanha?
*Relate o andamento da campanha
*Arquive todos os resultados da campanha (fotos, recortes de jornais etc.)
*Considere mudanças de rumo quando for necessário
*Avalie seus resultados e fracassos de acordo com as metas estipuladas
*Como você vai fortalecer sua campanha e levá-la adiante?
Enviado por Roberto Lamego (roberto.lamego@uol.com.br) e Luiz Augusto Siqueira (luiz@ashoka.org.br)
Outras informações pelo site www.misa.org ou pelo e-mail advokit@misa.org
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