domingo, 7 de outubro de 2007

Eco Mico

Você está disposto a pagar 2700 reais para participar de um evento sobre meio ambiente durante três dias?

Parece absurdo, mas é a proposta do “Eco Power Conference”, nome pomposo escolhido para o “Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade”, que será realizado nos dias 28 a 30 de novembro no “Costão do Santinho Resort”.

A coisa toda é grandiosa, a começar com os “Patrocinadores Master”, seguidos pelos “Patrocinadores” e ainda uma leva considerável de “Apoio”. Entre os palestrantes o bengalês Muhammad Yunus, economista e banqueiro ganhador do Prêmio Nobel da Paz junto com seu banco e é conhecido como "o banqueiro dos pobres" e considerado o grande mentor do microcrédito destinado aos desfavorecidos de Bangladesh.
Até aí tudo bem, mesmo o preço, quem realiza cobra o que acha considerável e quem quiser – e puder - que pague.
Mas basta uma olhada melhor nas entranhas do tal “encontro das maiores autoridades em energias renováveis e sustentabilidade” e “o acontecimento do ano”, segundo seus realizadores para sentirmos algo estranho no ar. Senão vejamos:

Para começar o local do evento, que será realizado no “Costão do Santinho Resort”, que tem entre suas atrações a “RPPN Morro da Aranha”. Seu proprietário Fernando Marcondes de Matos foi preso recentemente na operação Moeda Verde (
http://moedaverde.blogspot.com/ ), da Polícia Federal, acusado de participar de um mega esquema de corrupção e licenças ambientais fraudulentas. Entre outras investigações ele é suspeito da origem de R$ 500 mil (não declarado à Justiça Eleitoral) dados para a campanha do Deputado Federal Djalma Berger em troca da remessa pelo prefeito Dário Berger (PSDB) de um projeto de lei à Câmara de Florianópolis concedendo benefícios fiscais a empresários do turismo. A história toda é tão escabrosa e grande que é melhor não listar, mas são gravíssimas investidas contra o meio ambiente.

O “Patrocinador Master” do Fórum é o Governo do Estado de Santa Catarina. Sabendo da relação e do pensamento do Governador Luiz Henrique da Silveira com a área ambiental, é de se coçar a cabeça tentando imaginar o que se esconde por de trás de tanto oba-oba. Aliás, o Governador LHS foi o ganhador do “Prêmio Motoserra de Ouro” no ano de 2006, instituído pelo Greenpeace e pela Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), por uma gigante lista de atentados ao meio ambiente. Atualmente ele tem se empenhado em mudar a Lei da Mata Atlântica, alegando que ela “inviabiliza” o crescimento do estado.

Outro “máster” é a CELESC, Centrais Elétricas de Santa Catarina, ávida por construir 170 novas pequenas centrais hidrelétricas no estado, apenas aguardando as licenças ambientais, que o Governador Luiz Henrique reclamou ao Presidente Lula essa semana maior agilidade do Ibama.

Entre outros patrocinadores há a empresa Bunge, que está por fazer um dos maiores atentados contra a natureza em Santa Catarina ao construir uma Mineradora de Fosfato em plena Serra Geral, com um risco absurdo de um desastre ambiental sem precedentes no estado (
http://mataatlanticasc.blogspot.com ). E a Bunge é uma das “campeãs” da Lista Negra no Guia do Consumidor do Greenpeace, ( www.greenpeace.org.br/consumidores ) pela sua política de utilização de transgênicos.

A lógica do capitalismo é conseguir lucro com tudo o que for possível, nem que seja com a desgraça, com a desigualdade, doenças ou guerra. E com as mudanças climáticas não poderia ser diferente. Ou é possível acreditar nas boas intenções da turma do LHS, das grandes multinacionais e sua ganância pelo acumulo de riqueza, da destruição de ecossistemas para o plantio de monoculturas, do lobby desigual e imoral junto a classe política?

De quebra, além do nome brega, uma logomarca de péssimo gosto. Se ainda assim alguém se habilitar, uma “boa notícia”: se correr e fizer a inscrição até 16 de novembro, terá um belo desconto e pagará “apenas” R$ 2.430,00. Detalhe: não inclui hospedagem – aí é querer demais, não é mesmo?


Quer conferir? Acesse:
www.ecopowerbrasil.com.br

Nenhum comentário: