sábado, 19 de janeiro de 2008

Sarney, Lobão e o galinheiro

Péssima idéia do Governo Federal: Acionar Usina Termeelétrica com óleo diesel, mais poluente e de maior custo. Pelo jeito o novo Ministro de Minas e Energia - apadrinhado do Senador José Sarney - já chegou com a corda toda. É o Lobão tomando conta do galinheiro! Que beleza!

Veja aqui a reportagem do Jornal da Globo.

Abaixo a matéria na íntegra:

A usina termelétrica de Cuiabá passou meses parada por falta de gás da Bolívia. Agora, vai voltar a funcionar, mas usando um combustível mais caro e poluente. E para piorar, o novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, prevê aumento de tarifas.

A termelétrica de Cuiabá pode abastecer até 70% do estado de Mato Grosso, mas há quatro meses não gera um megawat. Agora, está pronta para reforçar o parque de geração do país. A usina é adaptada para funcionar a óleo diesel. É só receber o combustível. Ele virá de caminhão, de distribuidoras do sudeste.
Para abastecer a termelétrica, serão necessários dois milhões de litros por dia, duas carretas por hora ou 50 a cada 24 horas. Comboios diários que vão trafegar pelas rodovias federais de Mato Grosso.
A direção da termelétrica de Cuiabá não se manifestou sobre a reativação da usina. Eles vão aguardar a reunião de segunda-feira com o Ministério das Minas e Energia e representantes de Furnas, que vai absorver e distribuir para o país a energia gerada em Mato Grosso. Para os diretores da térmica, a reunião também será importante para decidir quem vai pagar a conta pelo uso do óleo diesel, combustível mais caro que o gás natural.
O ministro interino das Minas e Energia, Nelson Hubner, admite que o custo adicional pode ser repassado para os consumidores de todo o país. “Cada um tem que pagar e é preferível sempre se trabalhar numa situação de segurança, mas também sem abusar ”, disse Hubner.
Para o biólogo Paulo Modesto, tanto combustível produz até cem toneladas de dióxido de enxofre, por dia, uma substância prejudicial à saúde e ao meio ambiente. “O dióxido de enxofre é extremamente corrosivo e provoca acidez do ar, chuvas ácidas e impacta a saúde porque ele lesa os pulmões”, explicou Modesto.
Com as usinas emergenciais em funcionamento, deve haver aumento de tarifa. É o que prevê o novo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que assume o cargo nesta segunda-feira. “Poderemos ter um pequeno aumento de energia, provocado pelas termas que usam um combustível mais caro. Porém, como as termelétricas produzem apenas 20% da energia, esses 20% compensado com os 80%, o aumento será muito pequeno”, afirmou.

Nenhum comentário: