terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Glória Maria queria trazer uma "indiazinha"

A jornalista Glória Maria ficou uma semana com os índios Kaiamurá.

Glória Maria saiu do Fantástico por querer "trazer uma indiazinha"?


A jornalista, repórter e apresentadora Glória Maria passou uma semana numa aldeia indígena Kaiamurá, um dos 14 povos que vivem no Parque Nacional do Xingú.
Ela partiu com sua equipe em um pequeno avião de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e viajou cerca de 600 km até o sul do Xingú.
A reportagem foi apresentada no Fantástico, da Rede Globo. O curioso é que veio a ser o último dela no tradicional programa dominical, após 10 anos a frente dele como apresentadora e repórter.

Tive a oportunidade de participar de um chat logo após o término da matéria, onde ela respondia perguntas de internautas e do mediador.
Mas o que mais me chamou a atenção foi alguns depoimentos dela, pois ela disse que por pouco não trouxe uma "indiazinha" de lá: "...Eu queria trazer uma índia (criança) comigo..."

E seguiu: "...Quero até voltar para ver se adoto uma menininha, ou não. Se puder, vou querer ir muitas vezes."

E também: "Fui tratada como integrante da aldeia. Alguns queriam até voltar comigo."

O tal bate-papo está no
site da Globo. Fui assistir novamente e está editado. Algumas falas dela sobre "trazer uma indiazinha" foi sumariamente cortado - o que deixa a coisa toda muito mais estranha ainda. Mas me lembro perfeitamente que ela disse até ter "escolhido uma das crianças" e que "só não a trouxe por já ter uns sete ou oito anos"...

Será essa entrevista o estopim da saída dela da Globo?

Fica outra a pergunta: Será que é assim, qualquer um que aparece numa aldeia indígena pode "trazer uma criança indígena"?

E ninguém diz nada? Alô Funai?

Nenhum comentário: