sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ECO MICO III

Durante a abertura do evento, o ex-presidente do Chile e enviado especial da ONU destacou a importância de medidas urgentes para recuperar o meio ambiente.
Foto(s): Glaicon Covre - DC
E a Eco Mico, também chamada de Eco Power Conference começou na quarta-feira tendo como estrela principal o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, representando a ONU.
Segundo sua palestra, “em 2015 ou 2020 não teremos mais como tentar contornar. A hora é agora. Não há mais tempo para discutir, o momento é de praticar e apoiar iniciativas em geração de energia limpa.”

E também discursou o “entendido” e “especialista” em meio ambiente Governador Luiz Henrique Motoserra de Ouro da Silveira, dizendo que “Em Santa Catarina temos a gestão adequada dos recursos hídricos, fizemos o levantamento agropecuário e estamos fazendo o inventário florestal. Estamos também discutindo um código de meio ambiente.” Só não explicou então porque os rios do estado estão agonizando com tanta poluição doméstica e industrial, como os rios Tubarão, Araranguá e Itajaí. É brincadeira dizer que há gestão adequada dos recursos hídricos. Fala sério!

Também discursou o “ecológico” prefeito Dário Berger, dizendo que “Em Florianópolis nós temos iniciativas pioneiras com relação à sustentabilidade.” Sim, inclusive será que uma delas está ligada a ele estar indiciado pela Operação Moeda Verde? Afinal há a acusação do proprietário do Costão do Santinho Resort (onde está acontecendo a Eco Mico e onde se localiza a RPPN Morro das Aranhas), Fernando Marcondes de Matos ter pago meio milhão de reais ao irmão de Deputado de Dário, para mudanças nas Leis Ambientais para favorecimento dos negócios do empresário. Socorro!

Protesto:
Mas a tarde do segundo dia da Eco Power foi marcado por um protesto não esperado pela organização que praticamente passou em branco pela imprensa: Entidades de classe fizeram um protesto contra o caso da Moeda Verde. Obviamente a polícia foi acionada para ajudar na segurança e tudo foi abafado rapidamente.
Mas gostaria mesmo é de saber quem e quantos insensatos que pagaram 2,7 mil reais para participar desse evento. Valeu a pena?

Nenhum comentário: