quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Preguiça-de-coleira na TV Xuxa

Preguiça-de-coleira em destaque na TV Xuxa

Como estamos aumentando a área da RPPN Rio das Lontras com apoio do Programa de Incentivo às RPPN, recebemos convite para participarmos do Seminário Final do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF) e do Viva a Mata, evento anual da Fundação SOS Mata Atlântica realizado no Parque Ibirapuera em maio último. Lá conheci o biólogo Luiz Alberto Dias do Santos, que está criando a RPPN Linda Laís, no Espírito Santo.
Luiz trabalha com a pesquisa da Preguiça-de-coleira, belo animal endêmico da Mata Atlântica (só encontrado nesse bioma) e que está muito ameaçado com a perda de seu habitat.

Seu trabalho foi apresentado recentemente no quadro "Olha o bicho", no "TV Xuxa", da Rede Globo. Vale assistir e conhecer um pouco mais sobre a simpática Preguiça-de-coleira: http://tvxuxa.globo.com/Tvxuxa/olhaobicho/0,,AA0-8497,00.html

Evoluindo: Aqui Fernando e Luiz no MASP, em São Paulo, quando fomos ver a bela e emocionante exposição sobre Darwin.

Veja abaixo um resumo do trabalho de pesquisa desenvolvido no Espírito Santo com a Preguiça-de-coleira:

Densidade populacional e estrutura etário-sexual da Preguiça-de-coleira, Bradypus torquatus (Mammalia: Xenartha), em um fragmento de Mata Atlântica do sudeste do Brasil

A Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e ameaçada de extinção, que habitava o bioma desde o sul de Sergipe ao norte do Rio de Janeiro e hoje está restrita a fragmentos florestais, principalmente no sul da Bahia e região serrana do Espírito Santo.

O objetivo desse projeto se propôs a determinar a densidade mínima, estrutura etário-sexual de Preguiça-de-coleira em um fragmento de Mata Atlântica com 120 ha no município de Santa Maria de Jetibá, região serrana do estado do Espírito Santo, em altitudes que vão de 600 a 800 m, com temperaturas que variam de 10,5º C a 29,5º C.
A coleta de dados foi de janeiro de 2004 a fevereiro de 2005, tonalizando 146 dias com 1022 horas de trabalho. Foram realizadas incursões a campo para localização e a captura de exemplares de B. torquatus se deram com auxilio de ascender, esporões, equipamentos de escalada e rapel onde foram coletados dados morfométricos como: peso, comprimento total e sexagem dos indivíduos adultos. Foram encontradas 41 preguiças.
Os animais capturados tiveram suas unhas marcadas para posterior identificação. O peso médio das preguiças foi de 5.730g e comprimento médio de 50.00cm. O encontro de fêmeas com neonatos se deu no final da época chuvosa. Os resultados mostram que fragmentos florestais desse porte representam importantes refugio para a espécie e que a preservação dos mesmos é de grande importância para a realização de estudos relacionados à preservação da espécie a médios e longos prazos, como estudos para saber o comportamento das populações, projetos de translocação, reintrodução e saúde genética de populações isoladas.

Palavras-Chave: Bradypus torquatus, densidade populacional, razão-sexual, Fragmento de Mata Atlântica, sudeste do Brasil.

* Quer conhecer a Conservação Internacional no Brasil? Acesse: http://www.conservation.org.br/onde/mata_atlantica/index.php?id=42

Um comentário:

Patinação Rodas de Ouro disse...

Muito legal!!

mais uma vez vcs estão de parabéns pela devoção e preservação da Natureza!!

bjus