sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Dados não mentem

A desigualdade social é um dos grandes problemas da questão ambiental: saneamento básico, acesso a informação, educação e cultura, emprego e renda.
Veja infográfico com os dados divulgados hoje do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), os domicílios brasileiros, a infra-estrutura básica e os bens de consumo e repare como o Brasil é uma nação desigual. São vários os "Brasis":
Sudeste e Sul têm triplo de pontos de acessos à internet do que Norte
Agência Brasil

RIO - Os brasileiros estão cada vez mais informatizados e conectados à internet. Na média nacional, uma de cada cinco residências já possui computador e quase o mesmo número de casas tem acesso à internet. De 2001 para 2006, o número de domicílios com computadores pulou de 12,6% para 22,4% no país. E o acesso à internet está presente em 16,9% das famílias.

Mas, apesar do avanço, ainda existe uma grande distância entre as regiões Sul e Sudeste contra o Norte e Nordeste no acesso à informática, considerado um verdadeiro “fosso tecnológico”.

Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) referente ao ano de 2006, divulgada hoje (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a região mais informatizada do país é o Sudeste, onde 29,2% das residências – uma em cada três – têm computadores, seguida pelo Sul (27,9%) e Centro-Oeste (20,4%), com as regiões Norte (12,4%) e Nordeste (9,7%) em posições mais distantes.

Quanto ao acesso à internet, os percentuais são menores e as distâncias mais expressivas: Sudeste (23,1%), Sul (20,8%), Centro-Oeste (14,6%), Nordeste (6,9%) e Norte (6%). Na média, Sudeste e Sul têm o triplo de pontos de acessos à rede do que Nordeste e Norte.

A diferença é classificada como preocupante pelo diretor-executivo do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio.

- Os números da PNAD revelam grande progresso [na informatização] nas regiões Sul e Sudeste, mas o Norte e o Nordeste estão vivendo um novo tipo de exclusão: o apartheid digital - alerta Baggio.

O CDI é uma ONG dedicada à difusão da informática no país, através da criação de escolas técnicas e da doação de computadores.

- Dos 5,5 mil municípios brasileiros, só a metade tem condições de acesso local à internet. Os outros precisam acessar utilizando ligação DDD ou por satélite, o que é muito caro - aponta o diretor.

- O Brasil ocupa o quinto lugar, em percentual de pessoas com acesso à internet na América do Sul, atrás do Chile, que tem 42% da população conectada, Argentina, Uruguai e Peru.

Percentualmente, a unidade da federação onde mais aparecem computadores nas residências é o Distrito Federal (36,4%), seguido por São Paulo (28,9%), Santa Catarina (26,5%), Rio de Janeiro (25,1%), Paraná (23,3%) e Rio Grande do Sul (21,3%). Nos últimos lugares estão Rondônia (7,4%), Pará (7,2%), Ceará (7%), Alagoas (6,6%), Piauí (5,7%) e Maranhão (4,1%).

De acordo com Baggio, os recursos disponíveis para promover a inclusão digital existem.

- O Brasil pode resolver a inclusão digital liberando os recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), alimentado por 1% das contas telefônicas que todos nós pagamos e que dispõe de R$ 6 bilhões, atualmente contingenciados para gerar o superávit primário [receita menos despesa] do governo - sugere o diretor do CDI.
[ 11:08 ] 14/09/2007
Fontes: JB On Line e UOL Notícias.

Nenhum comentário: