quarta-feira, 10 de abril de 2013

NOVA RPPN EM IPATINGA

 
IEF certifica fazenda como RPPN
 
Área de 51,38 hectares de mata atlântica está situada na APA Ipanema
 
IPATINGA – O município passou a contar com mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A área de 51,38 hectares de mata atlântica preservada integra os 98 hectares de extensão da Fazenda Córrego da Bucaína, localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Ipanema, de propriedade do aposentado Isaías Nogueira Coelho, 66. O fazendeiro formalizou o pedido de criação da RPPN na agência Ipatinga do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na sexta-feira (05).
 
Para alcançar o reconhecimento da referida área como RPPN, o proprietário da unidade de conservação ambiental contou com o apoio da prefeitura, da Emater-MG, da Associação de Proteção Ambiental da Bacia do Ribeirão Ipanema e do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema), cujos representantes presenciaram a entrega da documentação no IEF.
 
“Não vou cuidar dessa área para sempre. Com a criação da reserva, quero assegurar a proteção e a preservação da mata atlântica no local. O meu desejo é que esta área esteja ao alcance das futuras gerações do nosso município”, declarou Isaias Coelho sobre a área de RPPN, da qual 20% foi reconhecida como Reserva Legal há três anos.
 
Para o coordenador da Agência Avançada de Meio Ambiente de Ipatinga do IEF, Pedro Paulo da Silva Neto, a criação da RPPN é um compromisso do proprietário com o órgão governamental para proteção da área. “Uma vez reconhecida pelo IEF, a área é vistoriada periodicamente. Dessa forma, temos condições de proteger o local, conter incêndios, conservar os mananciais e desenvolver ações de proteção ambiental”, esclareceu.
 
Segundo o proprietário da Fazenda Córrego da Bucaína, são inúmeras as riquezas naturais presentes na área de preservação. Na lista estão três nascentes e espécies animais, como mono-carvoeiro, ou muriqui-do-sul; macaco-prego, sagui e esquilo, além de espécies vegetais, como o cedro, a braúna, o vinhático, a sapucaia e diversas árvores frutíferas.
 
A Fazenda Córrego da Bucaína é a segunda Reserva Particular de Patrimônio Natural de Ipatinga. Até a criação da RPPN do aposentado Isaías Coelho, o município possuía apenas a Fazenda do Zaca, localizada no Tribuna, reserva de mais de 17 hectares que integra o Centro de Educação Ambiental Portal da Mata Atlântica.
 
Ao reconhecer uma área de preservação ambiental como RPPN, todos os direitos e o domínio sobre a área são mantidos e o proprietário pode realizar pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, além de abrir o local para visitação pública. Os principais benefícios ao se criar uma RPPN são: isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); redução do risco de invasões e ocupações irregulares; apoio dos órgãos governamentais para a fiscalização e proteção da área.
 
Fonte: Diário do Aço


Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu acho que é importante preservar o meio ambiente, porque muitas das coisas que fazemos, as pessoas estão prejudicando o meio ambiente. Por isso, precisamos tomar medidas eficazes para proteger o meio ambiente e os animais. Os homens podem viver com os animais, é importante que o animal seja educado. Para isso, você pode contratar um adestramento de animais.